sábado, 3 de julho de 2010

De pequenino..



"Ardi Rizal tem apenas dois anos, mas é já um campeão em maus hábitos. Sentado no seu carrinho de brincar preferido, fuma mais de 40 cigarros por dia. A criança, nascida na Indonésia, fumou o primeiro cigarro quando tinha 18 meses e a partir daí não largou mais o vício.

Foi o pai, Mohammed, quem lhe deu o primeiro cigarro. A mãe, Diana, diz: “é completamente viciado. Se não lhe damos cigarros, fica zangado, grita e bate com a cabeça nas paredes. Diz-me que se sente doente”.

Este mau hábito custa aos pais de Ardi cerca de quatro euros por dia. Além de que a criança exige fumar apenas uma marca de cigarros.

As autoridades indonésias já propuseram aos pais da criança oferecer-lhes um carro se Ardi deixar de fumar. No entanto, o pai, um pescador, mostrou-se pouco preocupado dizendo: “ Ele parece bastante saudável. Não vejo qualquer problema”.

De acordo com um estudo da “Central Statistics Agency”, na Indonésia, cerca de 25% das crianças dos três aos quinze anos já experimentaram cigarros, sendo que 3,2% são fumadores activos."


Cá está!!! Um belo exemplo de uma família responsável e, a cima de tudo, de um pai preocupado e responsável, quase que consigo imaginar no que ele estava a pensar: "que? deixar o miúdo andar ai pelas ruas a experimentar cigarros que lhe ofereçam? Não não! Vai experimentar em casa no ambiente controlado por mim!".

E assim foi!! O rapaz experimentou em casa logo aos 18 meses.. Pronto tabem! é capaz de ter sido só um bocadinho cedo de mais, mas costuma-se dizer: "de pequenino é que se torce o pepino"..

E o pai claramente trata-se de uma pessoa naturalmente optimista, fuma 40 cigarros por dia mas segundo o pai, "ele parece bastante saudável", logo quem é que conhecer melhor a criança do que o seu próprio progenitor??

Para alem disso é um pai que claramente se da bem com o filho, e quer a todo o custo fazer com que ele cresça num ambiente familiar, preservando os seus hobbis! Esses bandidos a querem oferecer um carro a família só porque o rapaz fuma, mas o pai rejeitou, protegendo a cima de tudo a felicidade do seu filho!

Mas pronto, agora falando a serio, quando vi este vídeo fiquei com a sensação de que o rapaz fuma como se estivesse a tentar imitar algo que viu em casa ou na rua.. E que o que ele gosta mais em fumar é brincar com o fumo e também gosta da atenção que recebe por estar a fumar.

Se repararem no vídeo ele chega a virar o cigarro ao contrario e fingir que o vai meter na boca, mas as pessoas gritam logo e dizem-lhe para ele não fazer isso..

Portanto gosta da atenção, ou seja, é um bebe! logo é normal, o que não é muito normal é a maneira que ele arranjou de a conseguir.. Mas isso é o nosso ponto de vista, portugueses, pessoas muito fechadas nas suas regras e preconceitos! Temos de olhar para este pais com pessoas de mente aberta como a Indonésia, que tem crianças gordas do fumo que "ingerem" todos os dias!

Pensem nisto!

2 comentários:

Anniiee disse...

:O

Coitadinho!!
Meus Deus!
Havia de ser bonito isso aqui!!

Gostava de ver o miudo a ir ao café:
- Olhe queria tal marca de tabaco..
- E tu já tens idade para fumar?!

--'

Gostava de ver gostava --'

Sílvia* disse...

Epah, sinceramente -.-

É um crime permitirem isto numa criança tão pequena, esta gente devia era tar presa, a ser analisada psicologicamente e não a ser-lhes ainda oferecidos carros ^^

Raio de formas de pensar --'